Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Entrevista com um participante do LNLM 2011 - Samuel Saito

Um dos estudantes brasileiros* selecionados para o LNLM 2011 é Samuel Takashi Saito, farmacêutico pela Universidade Luterana do Brasil e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS.

Abaixo uma entrevista, bem curta (para não atrapalhar os preparativos para a viagem até Lindau), feita por email.


GR.
De que parte do Brasil você é?

SS. Um pouco de mim: Sou farmacêutico, paulista, fiz mestrado em ciências farmacêuticas pelo PPGCF/UFRGS...


GR. Qual curso você está fazendo? Onde?

SS. Atualmente faço doutorado em genética e biologia molecular pelo PPGGBM/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) Ilhéus-BA


GR. Como foi o processo de indicação para sua participação?

SS. Meu nome foi indicado pela UESC para a MARS, Inc. (uma das empresas que patrocina o evento em Lindau e que está me patrocinando minha viagem também). Primeiro fui selecionado dentro da UESC, depois passei por outra triagem na MARS Brasil para por fim ser indicado no comitê científico da matriz nos EUA para integrar a delegação americana que irá para o evento.
Existe mais algumas informações no site: http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=2208 (neste site tem o link da delegação americana (ORAU))


GR. Como está se preparando? Chegou a ler artigos dos laureados?

SS. Claro que não é fácil se preparar para se encontrar com 25 laureados de uma vez, ainda mais quando se tem a oportunidade de se encontrar com laureados de várias épocas (vão estar presentes cientistas que foram laureados próximo a 1980 até outros que recém ganharam o prêmio Nobel (2008, 2009, 2010...); logo, é necessário ler a biografia de cada um, conhecer a linha de pesquisa de cada um e é recomendado ler também seus artigos.


GR. Já está fazendo pesquisa? Sobre o quê?

SS. Estou inserido num grupo de pesquisa em metabolômica e genética funcional. No CBG-UESC (http://www.uesc.br/centros/cbg) tem uma forte linha de pesquisa voltada a recuperação da área cacaueira no estado e prospecção biotecnológica dos recursos da mata atlântica do sul da Bahia.


GR. Quais suas expectativas gerais sobre o evento?

SS. Não há dúvida que esta é uma oportunidade ímpar que me foi concedido até mesmo porque só é permitido a participação apenas uma vez neste evento. Fora o nervosismo e a ansiedade que são normais antes de participar de um evento desta grandeza, espero aproveitar o máximo no que se trata em conhecer outros discentes de outros países, trocar experiências científicas, conhecer outras culturas e outras realidades e também espero ter vários momentos agradáveis e divertidos para que a motivação para jovens pesquisadores seja completa.

------------
*Algumas fontes dizem que ele será o único participante brasileiro, mas creio ele tenha sido o único brasileiro selecionado pela ORAU. A organização da LNLM informa que são cinco brasileiros.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails