Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ceticismo sobre o ex-"ceticismo" de Lomborg

Via @claudioangelo descubro a respeito da mais recente empreitada de Bjørn Lomborg: um livro que conclui que o aquecimento global é "sem dúvida uma das principais preocupações que o mundo enfrenta hoje" e "um desafio que a humanidade deve enfrentar".

Teria mesmo o ícone dos negacionistas climáticos dito o seu "esqueçam o que escrevi"?

Saído das hostes ambientalistas para ser abraçado pelos negacionistas, teria finalmente se rendido aos indícios sobre a gravidade do aquecimento global? Completando não apenas o "U-turn" mas dois, perfazendo um "S"?

Vou deixar minha barba crescer para colocá-las de molho. Não é uma história que me parece bem contada.

Em seu livro mais recente "Cool It" (anterior a esse agora anunciado), Lomborg argumenta que os recursos a serem usados para mitigar o aquecimento global e combater suas causas seriam mais bem empregados na pesquisa contra a Aids e a malária; em "The Skeptical Environmentalist" ele argumentava que os eventuais efeitos do aquecimento global eram benéficos e não havia uma escala na temperatura mundial. Podemos interpretar isso como uma versão de "o gato subiu no telhado"?

@claudioangelo arrisca um palpite.

Upideite(02/set/2010): Marcelo Leite vai na mesma linha: "Só que Lomborg não dá ponto sem nó. Se para vender um novo livro ele precisar dar a impressão de que virou casaca, ele o fará, ainda que negando que o tenha feito[...] Na realidade, Lomborg não mudou de posição. Seu negócio continua sendo alvejar o processo de negociação internacional que levou ao Protocolo de Kyoto. Primeiro, semeou um monte de dúvidas sobre a gravidade do aquecimento global antropogênico. Depois, defendeu que havia coisas mais urgentes e fáceis de resolver no mundo, como Aids. Agora, duvida que cortar emissões de carbono seja a melhor opção para combater o problema."

2 comentários:

Roberto G. S. Berlinck disse...

É realmente ver pessoas assim mudando de ideia tão rapidamente, tão radicalmente.

Haja molho.

none disse...

Opa, valeu pela visita, Berlinck.

Seja bem-vindo.

Mas vamos ver se Lomborg dá o passo final de ver que é necessário cortar as emissões de carbono... (melhor esperar sentado enquanto a minha barba cresce).

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails